Recomendações contra o CORONA VÍRUS

Rrrr

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou na noite da segunda-feira (06/04/2020) um guia atualizado com orientações sobre a utilização de máscaras no contexto da COVID-19.
A orientação é para levar em conta o cenário em que a população vive em termos de densidade populacional, de risco de propagação rápida (por exemplo, ambientes fechados, comunidades carentes, acampamentos) e de capacidade de adotar o distanciamento físico (por exemplo, em um ônibus). Da mesma forma, há que se considerar se a pessoa trabalha em contato próximo com o público (por exemplo, agente comunitário, caixa de supermercado) e qual o risco de exposição ao vírus, entre outros fatores.

O guia também ressalta que pode haver vantagens e desvantagens no uso da máscara por pessoas sem sintomas. Entre os riscos potenciais estão a auto-contaminação, que pode ocorrer quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara contaminada; possíveis dificuldades respiratórias; falsa sensação de segurança, levando a potencialmente menos adesão a outras medidas preventivas, como distanciamento físico e higiene das mãos; entre outros. Uma das possíveis vantagens apontadas é a redução do risco potencial de transmissão de uma pessoa que foi infectada e está no período pré-sintomático (antes do aparecimento de sintomas como tosse seca e febre).
O SINDPRODEM RECOMENDA QUE TODOS A CATEGORIA mantenha todas as outras medidas, como lavar as mãos, cobrir a tosse e o espirro, evitar contato próximo com outras pessoas. Se você estiver usando [máscaras caseiras], não se esqueça de todas as outras medidas, porque para elas temos 100% de certeza de que protegerão contra a transmissão da COVID-19”