SINDICATO TRABALHANDO: Promotor foi impedido de usar o telefone na Makro

Ontem 15/04/2021 o nosso presidente Luiz Santos Souza, esteve presente no Makro para averiguar uma situação onde o promotor foi impedido de usar o telefone na loja mesmo sabendo que é uma ferramenta de trabalho dos promotores. Luiz falou com a Diretora Edna e a mesma disse que iria averiguar e corrigir o ocorrido e que os promotores e promotoras não seriam mais proibidos de usar o telefone dentro da loja.

A utilização do celular se tornou essencial nos dias de hoje. A a utilização surge como uma forma de complementar e respaldar as atividades realizadas no meio corporativo.

Proibição de uso de celulares

Algumas empresas acabam impedindo o uso dos celulares, mas não existe no ordenamento jurídico uma lei específica para tal proibição no dia a dia da empresa. Mas contudo, os empregadores possuem assegurado, no artigo 444 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , o direito de estipular normas internas que especifiquem o que é conveniente ao ambiente corporativo.

Assim, e como forma alternativa para normatizar a relação contratual de trabalho, as empresas buscam regulamentar a prestação de serviço por meio de um Regulamento Interno.

O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados que a ela presta serviços, inclusive o regramento para utilização do telefone celular.

Trata-se de regras que são estabelecidas unilateralmente, ou seja, somente a empresa, utilizando-se de seu poder diretivo, é quem dita tais regras, cabendo ao empregado cumpri-las de acordo com o estabelecido.

Entretanto, tais regras não podem violar direitos já assegurados por lei, acordo ou convenção coletiva, situação em que o empregador estará contrariando o art. 9º da CLT e, por conseguinte, caracterizaria ato nulo de pleno direito.

Conclusão

Hoje a utilização do celular no ambiente de trabalho se tornou essencial para os promotores, repositores e demonstradoras de vendas nos dias de hoje.

Em ambiente de trabalho ou não, não só com o uso do celular, mas em qualquer atividade que envolva equipe e clientes, é sempre preferencial exagerar pela formalidade e educação.

O mais importante é implementar na mente do colaborador que seu objetivo como profissional é se manter focado e produtivo, contribuindo com os resultados da equipe e do negócio. Dessa forma, tornando a relação de trabalho entre empregado e empregador saudável, sustentável e produtiva.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =