Sim, Tarifa Zero! Não ao Desemprego!

Mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras na câmara municipal de São Paulo

O Sindprodem apoia o movimento de passe livre ou de tarifa zero nos transportes, mas  lutamos pelo emprego dos trabalhadores “cobradores”.

 

O Sindprodem  apoia os movimentos por passe livre ou tarifa zero no transporte público e estamos atentos também para a real situação dos cobradores e cobradoras.

Na Mesa Presidente da Camara e vice prefeito de São Paulo
O Presidente da Câmara de vereadores da cidade de São Paulo que tambem ocupa o cargo de vice prefeito. Ele e o Prefeito querem acabar com as cobradoras e cobradores de ônibus na cidade de São Paulo.

A tarifa Zero é uma reinvindicação justa e que já se sabe perfeitamente viável. Questões em torno desta  discussão acontecem a todo momento e giram em torno da forma como bancar a manutenção das linhas de transporte público. Mas já se sabe que a tarifa zero é possível e viável. Países como  França, Estônia e os EUA possuem cidades que adotam a tarifa zero.

Os modelos variam muito e dependem de diversos fatores. No Brasil, a escala é um dos problemas, mas, segundo o especialista Mauro Zilbovicius, os gestores públicos podem optar por utilizar o vale transposte, o IPTU e outras maneiras de gerenciar os recursos e assim suprir a necessidade de viabilizar esta demanda. (Veja mais em: https://jornal.usp.br/radio-usp/tarifa-zero-no-transporte-publico-pode-se-tornar-viavel-segundo-especialista/).

A implantação da tarifa zero, no entendimento da prefeitura de São Paulo, significa desempregar cobradores e cobradoras. Fazer a tarifa zero desta forma prejudica os trabalhadores e precariza o transporte público da cidade.

 

O Presidente do Sindprodem foi enfático na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras: “Defendo o passe livre e a tarifa zero, mas sou contra a demissão de mais 14.000 cobradoras e cobradores de ônibus. E para esclarecer, estes profissionais fazem também um trabalho social dentro dos ônibus, cuidando dos deficientes físicos e visuais , das grávidas e idosos, dentre outros!” Afirmou o Presidente Luiz Santos Souza.

 

A função dos cobradores e cobradoras vai para além de cobrar a tarifa. Este profissional exerce funções que muitas vezes são invisíveis para muita gente. Ele é o auxiliar do motorista no gerenciamento da segurança do transporte durante toda a viagem. Cobradores e Cobradoras são fundamentais no combate ao assédio, ao acesso a passageiros com necessidades especiais, auxiliam as mulheres grávidas e até mesmo auxiliam na solicitação de socorro imediato aos que necessitam de atendimento emergencial.

É preciso que a função do cobrador e da cobradora seja reavaliada e enquadrada a esta realidade, juntamente com a implantação da tarifa zero.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =