Dirigentes sindical demitido sem justa causa é reintegrado na Bahia

O dirigente sindical Alexandre Moreira Santana, do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Porto Seguro (BA), foi reintegrado na última quinta-feira, dia 10 de janeiro. Apesar da estabilidade empregatícia garantida pela CLT, o diretor da Contracs foi demitido em dezembro de 2012 sem justa causa. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o dirigente sindical tem estabilidade empregatícia desde o registro de sua candidatura até um ano após o término de seu mandato, podendo ser renovado quantas vezes for reeleito. Alexandre foi eleito diretor da Contracs para a gestão 2011-2014 e tem sua estabilidade garantida, pelo menos, até 2015. O secretário-geral da Contracs, Djalma Sutero da Silva, participou de reunião juntamente com a empresa que demitiu Alexandre, Arraial D’Ajuda Eco Resort, e conseguiu reverter a demissão sem justa causa. Participaram da reunião com a empresa o vereador de Porto Seguro Élio Brasil, que já foi diretor da Contracs, o coordenador do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Porto Seguro (BA) Reginaldo Menezes dos Santos e o secretário geral da Contracs Djalma Sutero da Silva. Além de reintegrar o dirigente sindical, a empresa se comprometeu a pagar os dois meses de salário atrasado e pagar o salário integralmente do diretor por mais 8 meses, até que Alexandre passe a ser integralmente liberado pelo sindicato e, então, receba seu salário diretamente da entidade.